Técnicas de higiêne bucal para crianças pré-escolares e escolares.

Pré-escolares:

bebe escovando os dentes

Para as criançar pré-escolares é recomendado uma escova de dente pequena com uma pequena quantidade de pasta de dente do tamanho de uma gota.

A técnica de escovação tem duas etapas:

1ª Fechar a boca ao ponto dos dentes superiores e inferiores estarem em contato. E com a escova de dentes escovar levemente as faces dos dentes externos e moláres.

2ª Com a boca aberta, escovar os molares para frente e para trás.

É importante seguir uma ordem, e escovar mininsuosamente todos os dentes incluindo as faces internas, externas e superiores.

Escolares.

A técnica de escovação para crianças escolares, consiste em colocar a escova de dentes sobre a base dos dentes de forma inclinada, fazendo movimente como a de uma vassoura, escovando no máximo 2 ou 3 dentes por vez, lembrando que a quantidade de pasta adequada na escova de dentes, representa a proporção de uma ervilha.

E então com a técnica citada a cima, separamos a escovação em quatro partes.
Escova-se:
Todos os dentes por fora,
Todos os dentes por dentro,
Todos os molares por cima,
e por ultimo a parte posterior da lingua.

Afim de eliminar a placa entre os dentes, é importante a utilização do fio dental, pelo menos uma vez ao dia.

Notas:
As crianças menos de 8 anos, devem receber a ajuda de um adulto na hora da escovação, já que não detem de habilidade suficiente para manusear a escova de dentes de forma correta.

Não esqueça também de utilizar o fio dental e o enxaguante bucal com fluor.

É importante praticar a rotina de limpeza bucal pelo menos 3 vezes ao dia, após cada refeição, ou depois de se deitar. Para previnir as doençar no dentes e na gengiva é indicado visitar o seu dentista, pelo menos a cada 6 mêses, para realizar controles preventivos em todas as idades.